Um planejamento que vale milhões

1136507_86965287

Bom, após prolongar por vários dias desde o meu primeiro post, não tive como deixar passar o post de outro blog, que lí esses dias. Nele falava sobre um pequeno comércio que, querendo ou não,  realizou  uma belíssima ação de bondade ou será marketing?, que simplesmente fez algo que marcou, atender as necessidades do cliente acima de tudo, isso é algo que muitas empresas enormes e que investem milhões de dolares, buscam para criar sentimentos parecidos, ou até mesmo, algumas vezes, menores dos quais esse pequeno comércio conseguiu.

Hoje os consumidores são segmentados, exigentes com os produtos e pesquisam muito para escolherem uma empresa, produto ou serviço. Mas uma coisa todos querem sem excessão buscam quando escolhem um destes, se sentirem satisfeitos pela escolha, ou melhor, realmente sentirem que a empresa busca resolver os problemas do consumidor que o busca por qualquer razão. E que com certeza, se isso for atingido, qualquer consumidor que seja, segmentado, informado, exigente trará um bom retorno a quem o fizer.

E qual seria a fórmula mágica para isso? Brindes? Descontos?Um vale em mercadoria?

Pode ser um choque, mas é mais simples, e pode a longo prazo ser mais barato do que se imagina.

Para o comércio em questão foi o investimento de algumas xícaras de café e bolachinhas, mas que com certeza valeram mais do que alguns milhões de doláres em pesquisas sobre o consumidor.

E se for pensar, isso não é exatamente uma fórmula, pois não é exata, seria mais uma dica, que ainda precisará de mais alguns dolares para que as empresas vejam que o simples, nem sempre é uma má opção.

Mas claro que isso não deixa de ser tambem um ato planejado, e de forma inteligente na minha opinião, pelo simples fato de utilizar o pensamento a longo prazo.

Já estive em lugares onde o atendimento seguia esse conceito de satisfazer realmente a necessidade do cliente, e garanto que são lugares que pretendo visitar mais vezes.

Sendo assim deixo a se pensar, até onde o planejamento feito de forma certa, pode ser algo simples e efetivo sem maiores gastos buscando um consumidor X sendo que possívelmente ele vire um Y, e que mesmo assim busca alguem que o entenda.

Anúncios

2 Responses to Um planejamento que vale milhões

  1. Aleluia irmãos!

    Que suas preces sejam escutadas, atendidas – aqui, ali ou acolá – e que logo venha à nós o vosso reino e seja feita a vossa paz irmão, sim, entre o criativo e o bolso sempre furado do financeiro.

    Amêm.

  2. Ricardo Dória disse:

    hummm. está surgindo o novo Carlos Merigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: