O melhor emprego do mundo ou o maior viral do mundo?

Uma ilha localizada na costa de Queensland, uma entre 600 que existem por alí. Se você fosse o ministro do turismo desse lugar, e buscasse um aumento no turismo, o que faria? Alguns poderiam buscar uma bela agência de publicidade e criar uma campanha maravilhosa, veiculando em canais pelo mundo, jornais, internet e gastar uma bela grana aguardando o retorno desse investimento. Outros poderiam apelar para parcerias com empresas de turismo e oferecer pacotes especiais de viagem, preços baixo, alto teor de conhecimentos culturais e promessas de belas fotos.

Mas a ministra de turismo de Hamilton, a tal ilha, preferiu utilizar a imagem da ilha de forma mais planejada. Desley Boyle, a tal ministra, simplesmente usou o que tinha e potencializou, uma bela ilha paradísiaca, a grana da publicidade, torno de R$235.000,00 / semestre,  virou um salário por um período de 6 meses para um(a) sortudo(a) qualquer, que simplesmente seria contratado como zelador desta ilha, e feito. Mas você pode pensar “um zelador com um salário desses?”. Chegamos ao ponto  no quesito da gestão de imagem, quase um branding, em que o que foi feito é simples, valorização do Halminton, a ilha.

E o que foi feito? Primeiro lançar na internet um site oferecendo uma oferta de emprego irrecusável, em um paraíso, quase abandonado. As exigências são baixas, saber mergulhar, gostar da natureza e ter um espírito aventureiro.

Segundo, mostrar como é bom trabalhar nessa ilha utilizando muitas fotos e vídeos, para que as pessoas realmente queiram conhecer a ilha, tanto para o trabalho como para a visita, que é o objetivo da ministra, lembra? Como por exemplo essas fotos.

Ilha 01Ilha 02Ilha 03Ilha 04

E terceiro, criar um nome de impacto, afinal, isso é  decisivo para que tudo de certo e chame atenção do mundo. Assim surge o nome “O melhor emprego do mundo”.

Pronto. Sua ilha cai na boca do povo, ou melhor, na busca do google e com isso, podemos observar como uma decisão bem planejada pode facilitar a sua vida, desde a busca no aumento do turismo em sua ilha, até mesmo seu pequeno comércio.

Se formos análisar bem, o processo de seleção para o cargo mais famoso do mundo, a ilha já está ganhando muito com isso. Dia 06 de maio deste mesmo ano será escolhido a nova celebridade, que atuará como zelador, de uma ilha que mais parece o Big Brother ou até mesmo o extinto No Limite.

A ilha teve um gasto mínimo com a criação de seu site, para colocar suas informações e tudo mais para divulgação da ilha, junto do charme para atrair atenção de todos, e mais o salário do indivíduo sortudo que irá atuar como zelador por seis meses.

E o retorno disso? Bom, em questão financeira ainda não sei dizer o que rendeu, mas com certeza irá render, pois hoje se for pensar essa ilha é famosa no mundo inteiro, muito mais famosa que a do lost, e quem não conhecia, agora conhece e quem já conhecia tem orgulho de dizer que já tinha conhecimento e quem é ministra do turismo de lá está rindo a toa. Pois em primeiro lugar, o que essa proposta inusitada rendeu de mídia espontânea pelo mundo, em blogs, portais de notícias e inúmeros outros lugares, isso já cobre a publicidade que muitos iriam escolher no começo para divulgar sua ilha, e o melhor, isso foi de graça. Ter a ilha anunciada em todo mundo de graça e quase ao mesmo tempo, é bom para qualquer um.

Segundo, sua fama agora é gigantesca e ninguem pode negar, e fama traz movimentação, o seu turismo bem provavelmente irá pagar o salário do sortudo ganhador, e ainda trará alguns trocados para casa.

Terceiro, a fama novamente, mas agora focada no zelador mais famoso e bem pago do mundo, que claro, será um personagem que muitos irão conhecer e entrevistar, e isso se torna mais um motivo para ir conhecer a ilha.

Como o mundo está olhando para este ponto é claro que esse lugar se torna valioso para qualquer empresa que queira que seu nome seja visto por todos, patrocínios é o que não irão faltar para essa ilha, ou seja, lá não irá faltar nada, se depender das empresas.

Sendo assim vimos que a ministra fez algo muito inteligente, transformou sua bela e pequena ilha, que está no meio de mais 599 ilhas tão parecidas quanto, e criou um diferencial, deu força a sua imagem e melhor, ganhou muito dinheiro com isso, ao invés do contrário do que vemos por aí.

Então, o maior viral do mundo, transformado em melhor emprego do mundo, com certeza é um case para que todos nós olhemos para nossas ilhas ou qualquer coisa, e descobrir seu valor, para que um dia ela finalmente crie sua própria identidade, e assim deixar de fazer o que todos fazem, e começar a fazer o que realmente deve ser feito.

Anúncios

4 Responses to O melhor emprego do mundo ou o maior viral do mundo?

  1. Belíssimo final! clap clap clap.

    E que a verdade seja dita – pois muito pouco me suspeitou dessa hipótese marqueteira de dominar o mundo; que façam suas palavras minha realidade. Confesso que não prestei tanta atenção na mídia comentando o caso quanto agora imaginei, mas não duvido de seu potencial. Alias, também imagino que a ilha deve ter pago alguma tipo de jabá (a rede globo não parava de falar dela – e não era a melhor pauta do mundo), ou foi tudo meramente espontaneidade? Imaginando o potencial da ministra e unindo ao meu preconceito, duvido que não haja jabá! Aposto que já estava no orçamento. Além do que, mal sabia ela da mídia espontânea que não só para “sua” ilha, mas sim também para vizinhos? Duvido. E se for isso mesmo verdade, os vizinhos que agradeçam.

    Belo post meu caro Watson.
    Belo post.

  2. Ricardo Dória disse:

    Genial!
    veja só o google trends da ilha:
    http://www.google.com.br/trends?q=hamilton+queensland&ctab=0&geo=all&date=all&sort=0
    ela realmente entrou no mainstream do google depois do lançamento da “campanha”.
    O texto está muito bem escrito parabéns!

  3. Ana Carolina disse:

    Tenho que lembrar que o zelador pode levar um acompanhante !!!!
    O que é muitoo melhor, nem trabalhar precisa!
    Mas o salario e a estadia deles ja estavam no orçamento, como ja foi dito. O que ela fez considero mais como “lançar a sorte”. E a repercursao causada, foi muito mais alem de cobrir os custos iniciais, vai sobrar muito mais para os investimentos.

  4. João disse:

    Nada contra, afinal não havia nem pensado que isso poderia ser um viral.

    Mas, o meu nome foi cadastrado como candidato ao emprego dos sonhos.

    Pena que eu nem cheguei a ver as fotos, nem sei onde fica a ilha, só pedi pra cadastrarem meu nome por causa da grana!

    Não sei, será que alguém vai se interessar por visitar essa tal ilha?

    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: