Coworking, Work 2.0

Cowork

Todos já estão familiarizados com a web 2.0 e todos os benefícios que ela traz, desde seu conteúdo quase todo colocado por meros mortais, simples usuários da internet, e junto das grandes, médias e pequenas empresas, que também colaboram com suas peças nesse enorme quebra-cabeça de conteúdo que acaba se encaixando e montando um gigante acervo de informações. A web 2.0 foi uma necessidade, maior por parte das empresas que já não tinham como buscar toda informação que circulava e que era perdida pela internet e mais que isso, abriu espaço e criou oportunidades para quem não tinha como mostrar seu trabalho e potencial. Até aí nenhuma novidade, incluindo a possibilidade infinita de desenvolvimento de network através das mídias sociais que possibilitaram o contato entre pessoas que nunca se viram pessoalmente.

Potencialmente a internet forneceu tudo para que uma pessoa tenha sucesso sem sair de casa, certo? Coleta de informações mais um network de pessoas ilimitado é mais que suficiente para você poder realizar muitas coisas, mas isso não é tão verdade. Com toda certeza isso ajuda muito, tanto é que o número de pessoas que realizam trabalhos de freela já é considerável, pois em casa  com uma conexão de internet e um computador o limite é apenas o que a pessoa consegue ver.

O problema de trabalhar em casa, além da grande quantidade de oportunidades para a distração, como no meu caso, é a falta de contato pessoal com as pessoas, é claro. O Coworking é uma tendência que existe hà algum tempo e na minha opinião é um velho sonho que hoje existe, e que veio transportar o conceito de web 2.0 para o work 2.0, ou seja, empresas de coworking oferecem a estrutura e os usuários é quem alimentam com seus trabalhos.

O coworking nada mais é que trabalho em conjunto, ou seja, vários empreendedores, freelas, autônomos e empresários trabalhando em um mesmo espaço. O conceito do coworking é simplesmente algo que me impressiona e agrada. Pessoas diferentes de áreas diferentes com trabalhos diferentes, é algo que um dia todos precisam experimentar, afinal o “think outside the box” nunca foi tão importante em qualquer área de atuação e nada melhor do que “sit outside the box” para isso. O coworking veio para resolver uma crise de acomodação de idéias e ao mesmo tempo uma abertura para os novos profissionais que querem criar sua marca. Não tem como negar que o coworking traz para o mercado de trabalho a nostalgia do que a web 2.0 fez para a internet.

Hoje existem pelo mundo diversas empresas que são coworking uma é a Coworkutah que fica no estado americano de Utah, entre Nevada e Colorado, lógicamente. No Brasil também existem empresas que fornecem esse conceito que são o Ptodecontato Ptodecontato e a TheHub, ambas em São Paulo. A thehub tem um foco mais empresarial, buscando novas idéias para grandes empresas enquanto a ptodecontato o nome já diz tudo, é um ponto para contatos com diversas pessoas de diversas áreas. Vale a pena conferir e buscar conhecer melhor o que poderá ser o futuro dos escritórios convencionais.

Anúncios

2 Responses to Coworking, Work 2.0

  1. Cara, que coisa legal.
    Estou tentado, curioso e muito bem apresentado. Ano que vem em São Paulo vou procurar ir lá ver tudo isso. Foda.

    Poh, parabéns.
    Aonde você vê essas coisa?

    Abração.

  2. ptodecontato disse:

    Muito legal seu post! Está como forte concorrente pra ganhar uma semana de Pto!

    Fica ligado no nosso blog pra saber quem ganhou.

    um abraço,
    Carina do Pto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: